21.6.11

adam: perguntas mais ou menos frequentes 2: ACTORES pt1

António Jorge; Sara Gonçalves

Mónica Calle
Soraia Chaves



Nuno Gil
(FOTOGRAFIAS DE RUI ALVES)

QUEM SÃO OS ACTORES DO "ADAM" ?
Os actores de "A Divisão Social do Trabalho Segundo Adam Smith" são, por ordem alfabética, é assim que estão no genérico de início: António Jorge, Mónica Calle, Nuno Gil, Sara Gonçalves, Soraia Chaves.

COMO SE ENCONTRARAM ESTES ACTORES COM O "ADAM" ?
A minha vontade de trabalhar com determinadas pessoas, e num determinado ambiente, foi a causa remota (mas nem sempre a causa imediata) que pairou sobre o processo que fez deste projecto um filme. Sobre o tema específico dos actores direi mais concretamente: (a) à partida, entre as personagens do argumento não se podia fazer uma distinção que remetesse para actores principais e secundários, quer dizer, do ponto de vista narrativo e de modelo dramático há funções, sim, mas não definições traçadas pelo eixo protagonista-antagonista e em que as outras personagens se posicionam de um lado ou de outro mas sempre instrumentais relativamente a esse eixo; (b) pessoalmente, concluí pelas experiências anteriores, que  preciso de ter afinidades, memórias, aventuras, whatever, com alguns dos actores e possibilidade de as vir a ter com os outros. Discorrendo: se é verdade que sinto fascínio por descobrir quem não conheço, sinto-me embalada por fazer coisas com quem conheço. E preciso, além disso, que isto resulte nos dois sentidos, ie, se me sinto bem a confiar, só me sinto bem se confiarem em mim, se me sento bem a conquistar, gosto de ser conquistada; (c) a perspectiva da realização e do realizador como alguém que chega e diz e espera que executem é uma coisa que não me interessa (se é que tal realidade existe).

ONDE POSSO SABER MAIS SOBRE ESTES ACTORES?
Alguns links (não necessariamente os melhores, fiz uma pesquisa rápida) onde se  pode saber mais acerca de: António Jorge, Mónica Calle, Nuno Gil, Sara Gonçalves, Soraia Chaves.

Sem comentários:

memo

thanks