25.7.11

adam: perguntas mais ou menos frequentes 4: (actores) SARA GONÇALVES


fotogramas (snapNdrag) do filme "A Divisão Social do Trabalho Segundo Adam Smith": Sara Gonçalves
P: A  SARA GONÇALVES É A  SARA GONÇALVES EM QUE EU ESTOU A PENSAR?
R: É.

Chegámos a Beja no dia em que a Sara fez 35 anos. Não sei quão longe, quão perto estava a Sara da rapariga que fez a série "Riscos". Nunca tinha trabalhado com ela e mal a conhecia. Pedi-lhe para entrar no Adam porque me palpitou que poderia corresponder ao ponto de partida mental, e kafkiano, que eu tinha sobre a personagem que veio a ser a sua: alguém que mantém a corda esticada, mesmo quando a corda está rente ao chão.
À distância, a impressão que tenho é esta: encontrámo-nos e desencontrámo-nos como as linhas de alta tensão quando as observamos pela janela de um comboio em andamento.
Poder-se-ia pensar que depois da rodagem as coisas seriam diferentes. Puro engano. Continuamos aparentemente a colidir. É impossível não fazermos outro filme juntas.

P: A SARA GONÇALVES FÊ-LA DIZER OU FAZER ALGUMA COISA QUE A DEIXOU À RASCA (A SI E A ELA)?
R: Sim, fez. Na apresentação do filme no Festival de Vila do Conde, quando agradeci a participação dos actores, aproveitei a presença dela e disse, Espanto-me sempre com a existência de pessoas que estão ali, dispostas a dizer-te, Se é preciso amar, eu amo, Se é preciso morrer, eu morro.

Sem comentários:

memo

thanks